Vai-Vai, 80 anos nas Ruas

Documentário conta a história da Vai-Vai, escola mais vezes campeã do Carnaval paulista.

Vai-Vai-Filme

Gravado entre os anos de 2008 e 2011, coincidentemente anos em que o Vai-Vai levou o título no Carnaval, respectivamente com os enredos “Acorda, Brasil” e o emocinante “A música venceu”, o documentário, com cerca de 1 hora e meia de história da Escola, conta com depoimentos de grandes nomes da música brasileira, de Sambistas de respeito, de grandes Carnavalescos e, como não poderia faltar, de integrantes da Vai-Vai (claro que os depoimentos da Velha Guarda são de longe os que mais emocionam).

O filme, com direção é de Fernando Capuano e Produção de MA7 Filmes e Consulado, ainda em 2011 recebeu o prêmio de melhor documentário pelo público na 35ª Mostra Internacional de Cinema de SP. Foram quatro anos de muitas pesquisas e entrevistas, que resultaram em um trabalho excepcional.

A história do Bixiga, que em muitos momentos se confunde com a da Escola, também é narrada por fatos que enfatizam a mistura da cultura negra com a italiana, o que resultou em um bairro único em São Paulo, que abriga a famosa Paróquia Nossa Senhora da Achiropita e Cantinas Italianas que resistem há décadas na região. Triste é pensar que com toda a história e tradição da Vai-Vai no Bixiga, no próximo ano a Escola deve deixar o bairro, para início das obras de uma nova linha do metrô. A parte boa dessa história é que pelo menos a Escola permanecerá no Centro da cidade, próximo ao local atual. Mas os ensaios nas ruas do Bairro, característica da Vai-Vai desde que ainda era cordão (quando ainda se chamava Cai-Cai e posteriormente Vae-Vae) infelizmente deixarão de existir. Porém até o próximo ano muita coisa pode mudar, afinal não é de hoje que é dito que a Escola está de saída do bairro, e até agora ela se mantém firme e forte no mesmo local.

Não vou entrar mais em detalhes para o filme não perder a graça. O documentário estará nos cinemas a partir da próxima quinta-feira, dia 26/02, mas por enquanto dá pra sentir o gostinho assistindo ao trailer:

Difícil é não se emocionar com tantas histórias, algumas delas narradas por personagens da Escola que não estão mais entre nós, mas que ficarão eternizados com a homenagem feita à Escola do Povo.

Aproveitamos para parabenizar a Escola do Povo pelo show na Avenida, que contagiou todo o público com uma homenagem a grande estrela da música brasileira, Elis Regina, e garantiu a 15ª estrela para a Vai-Vai no Carnaval de 2015.

“Quem nunca viu o Samba amanhecer, vai no Bixiga pra ver”

Comentários Facebook

Deixe um comentário