“Sobrevivendo no inferno”, o disco mais importante dos Racionais Mc’s, agora em livro

“Sobrevivendo no inferno”, o disco mais importante dos Racionais Mc’s, agora em livro
3.5 (70%) 2 votes

A principal obra “Sobrevivendo no inferno” do maior grupo de rap do Brasil agora publicada em livro, contundente como sempre e atual como nunca.

Na virada para os anos 1990, os Racionais MC’s emergiram como um dos mais importantes acontecimentos da cultura brasileira. Incensado pela crítica, o disco “Sobrevivendo no inferno” vendeu mais de um milhão e meio de cópias. Agora publicados em livro, precedidos por um texto de apresentação e intermeados por fotos clássicas e inéditas, os raps dos Racionais são a imagem mais bem-acabada de uma sociedade que se tornou humanamente inviável, e uma tentativa radical, esteticamente brilhante, de sobreviver a ela.

Foi com ‘Sobrevivendo no inferno’ que a juventude negra e periférica se formou. Por causa deste disco muita gente se graduou em autoestima e não entrou para a faculdade do crime.” – Sérgio Vaz

O relato não frio, histórico e real da mentalidade que massacra e exclui no Brasil.” – Criolo

A força do álbum vem do impacto das letras que discutem temas ligados a desigualdades sociais, miséria e racismo. Os grandes sucessos foram “Diário de um Detento” (baseado no diário do preso Jocenir, ex-detento da Presídio do Carandiru), “Fórmula Mágica da Paz” e “Mágico de Oz” (de Edi Rock). O grupo ainda fez uma homenagem ao cantor Jorge Ben-Jor, ao regravar “Jorge da Capadócia“.

O LP ficou em 14ª posição na lista dos 100 melhores discos da música brasileira da Revista Rolling Stone Brasil. Em 2015, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, presenteou o Papa Francisco com o álbum numa visita ao Vaticano.

"Sobrevivendo no inferno", o disco mais importante dos Racionais Mc's, agora em livro

Em 2018, a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) incluiu o álbum na lista de obras obrigatória a partir do vestibular de 2020.

Ficha técnica do livro Sobrevivendo no inferno

  • Capa: Alceu Chiesorin Nunes
  • Páginas: 160
  • Formato: 13.00 X 20.00 cm
  • Acabamento: Brochura sem Orelha
  • Lançamento: 31/10/2018
  • ISBN: 9788535931730
  • Selo: Companhia das Letras
  • Autor: Racionais MC’s

Através de suas redes sociais o grupo anunciou que o livro “Sobrevivendo no Inferno”  já está disponível para pré-venda nas livrarias on-line

Deixe uma resposta