Festival Sample – Do Clássico ao Original

Confira a programação do Festival Sample Original 100% online acontece do dia 23 à 28 de abril

Samples

23, 24 e 25 de abril
Entre notas, singles e batidas, o sample se mostra como uma costura criativa que mexe com a indústria fonográfica e os bastidores do cenário musical, conectando universos sonoros e afetivos. Através do sample, “diamantes que estavam esquecidos há décadas retornam às pistas cheios de brilho através de outras produções” afirma KL Jay. Compartilhar a história e contexto em que os Samples foram criados, e mostrar como uma única música pode abrir as portas de um universo cheio de histórias, caminhos, personagens que se cruzam é a missão do nosso festival.
Cada performance de Sample dura cerca de 1 hora, a atividade é interativa e busca promover a relação entre Djs e público. A plataforma de vinculação online será pelo site do festival. Performance Sample com Dj KL Jay, Dj Will, Dj Kalfani, DJ Sem Grana e Mc Kamau.

KL Jay, DJ William, Kalfani, Kamau e Sem grana no festival Sample

Rodas de Conversas

www.YouTube.com/KLJAY
26 de abril TEMA: A Indústria Criativa do HIP-HOP
27 de abril TEMA: Produção Musical, oportunidades e desafios
O Hip-hop nasceu enquanto movimento musical e artístico nas periferias das grandes metrópoles, enfrentou uma forte resistência das grandes gravadoras e empresários fonográficos, no entanto, se consolidou como um movimento artístico que engloba , música, dança, moda, dita padrões e comportamentos e movimenta milhões de dólares anualmente. Segundo a Revista Forbes, em 2018, o setor teve uma arrecadação milionária, em especial, os artistas com mais de 30 anos de carreira. A atividade propõe entender qual fatia deste bolo pertence aos rappers brasileiros, quais as principais diferenças entre as indústrias nacionais e internacionais e os impactos da pandemia no setor.

Lançamento das Playlist sobre Samples

27 de abril | Spotify KL Música
Pesquisas recentes comprovaram que o isolamento social fez com que usuários do streaming aumentassem e criassem mais playlists para as mais diversas atividades do dia a dia. As playlists para dançar tiveram aumento de 1000% de fevereiro a abril de 2020 e são as campeãs da plataforma. Isso evidencia para nós que o momento atual está propício para a interação do nosso público com o festival. Queremos lançar playlists com os samples mais marcantes da black music na concepção do DJ KL Jay. Elaborada por uma equipe de curadores, o Festival Sample irá lançar uma série de 5 playlists no Spotify com os grandes e marcantes hits da música negra.

Lançamento do Podcast do Festival Sample

27 de abril Spotify KL Música
Em conversas sobre os mais amplos temas da produção musical contemporânea e os impactos que a pandemia de Covid-19 no mercado da economia criativa nacional e internacional os podcasts têm por objetivo abrir um canal de discussão e elaboração sobre os desafios desse novo mundo que chega em um cenário de tantas mudanças comportamentais. Dj Kl Jay e convidados do Festival Sample, sob a facilitação de uma jornalista convidada, vai introduzir ao festival “Sample: do clássico ao Original” uma leitura crítica sobre o universo da produção musical global. Através da difusão das plataformas digitais e com duração de 30 minutos os convidados vão abrir um canal de discussão interativa e crítica sobre os fatos que cercam o mercado da economia criativa musical na contemporaneidade.

Exposição virtual com discos clássicos do acervo do DJ KL Jay e co-curadores

28 de abril | website www.klmusica.com.br/festivalsample
Com o advento das plataformas de streaming o contato com a produção musical da era dos discos de Vinil se tornaram raros para gerações inteiras, no entanto, o ofício da discotecagem promove a união entre o vinil clássico e a tecnologia dos toca discos. A exposição vai apresentar discos raros e informações sobre a produção fonográfica antes das plataformas digitais. Nossa exposição será virtual e interativa, com no mínimo 80 discos especiais selecionados pelos DJs organizadores do Festival Sample. A exposição terá duração de uma semana. A plataforma de navegação da exposição também vai hospedar os produtos gerados pelo festival: vídeos, fotos, playlists e podcast.

Festival Sample de 23 a 28 de abril

Serviço:
www.klmusica.com.br/festivalsample
A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa através do ProAC Lab Lei Aldir Blanc no 39/2020.

Assessoria de Imprensa:
Ana Paula Alcântara – KL Música
[email protected]
Cel. 11 96449 2725

Aonde assistir:
No site www.klmusica.com.br/festivalsample ou no www.facebook.com/djkljay ou no Vimeo Festival Sample.

Comentários Facebook