Festival Bixanagô LGBTI+ abre inscrições para participação em showcases

Festival Bixanagô LGBTI+ abre inscrições para participação em showcases
Festival Bixanagô LGBTI+ abre inscrições para participação em showcases
Avalie este post

Entre os dias 21 e 23 de março acontece o Festival Bixanagô – Empoderamento e Estética Negra, um evento realizado com o apoio do Edital de Apoio à Criação Artística na Linguagem Música da Secretaria Municipal de Cultura, que acontece no espaço cultural Mundo Pensante e contará com shows de Monna Brutal, Danna Lisboa, Rosa Luz, entre outras.

Afrocentrado e direcionado para as criações artísticas da juventude LGBTI+ em São Paulo, o Festival Bixanagô também traz uma série debates, oficinas e lançamento de livros. Entre os debates estão a criminalização do corpo negro LGBTI+, os direitos da população LGBTI+ e incidência de infecções sexualmente transmissíveis entre a população negra e periférica.

Segundo Marcelo Morais, idealizador da proposta, “é importante frisar que a gente tá usando ‘bixa’ como uma palavra genérica para todas as expressões de sexualidades. E entendemos que o Hip-Hop é uma forma de organização e de arte que vem da rua, da periferia, da favela e é uma expressão que parte desse lugar fazendo crítica social”, comenta.

De acordo com o relatório do Grupo Gay da Bahia, entidade que apura dados sobre a comunidade LGBTI+ no país há quase 40 anos, em 2017 foram registrados 445 casos de homicídio contra a população LGBT+ no Brasil, número 30% maior do que em 2016. Para Marcelo Morais, as conquistas sociais e jurídicas de toda a comunidade negra e LGBTI+ estão em risco neste novo governo e por isso, o Festival Bixanagô tem um papel político fundamental neste momento.

Distribuídas entre os dias do evento, as cinco oficinas do festival trazem as linguagens da cultura queer e do Hip-Hop, com oficinas de rimas, beats, live painting, vogue e moda. Morais comenta ainda que “as bixas não entram à toa no movimento Hip-Hop, isso vem porque o rap historicamente é um instrumento de luta das populações marginalizadas”. Com um line-up formado majoritariamente por artistas transsexuais, os shows principais acontecerão nos dias 22 e 23 de março e contarão com a abertura de quatro showcases, selecionados entre as pessoas inscritas entre os dias 15 de janeiro e 15 de fevereiro.

Para se inscrever, é necessário preencher formulário, um dos critérios de seleção é a identidade de gênero, sendo que artistas LGBTI+ serão priorizados. O resultado sai no dia 01 de março nas redes sociais e por e-mail.

Festival Bixanagô – Empoderamento e Estética Negra

  • Quando: 21 a 23 de Março
  • Onde: Mundo Pensante – Rua Treze de Maio, 830 – Bixiga
  • Lab Mundo Pensante – Rua Treze de Maio, 733 – Bixiga
  • Inscrições para showcases rola até 15 de fevereiro

Redes sociais do Festival Bixanagô

 

Deixe uma resposta