Criolo lança “Etérea” projeto em homenagem à população LGBTQIA+

Criolo lança “Etérea” projeto em homenagem à população LGBTQIA+
Criolo lança “Etérea” projeto em homenagem à população LGBTQIA+
Avalie este post

Depois de Boca de Lobo, música que dá nome à sua atual turnê, Criolo retoma com mais uma música de posicionamento político. Etérea é uma homenagem à população LGBTQIA+ brasileira e vem acompanhada de um videoclipe e um vídeo de making of, ambos com a participação de oito performers de coletivos diversos.

A faixa também se destaca por ser dançante e a primeira incursão de Criolo na música eletrônica. Desenvolvida em torno da representatividade, Etérea é música, clipe, documentário e site. Os performers deram sua interpretação pessoal à música, trazendo a essência de seus grupos e elementos da cultura queer.

O Brasil é o país que mais assassina gays, lésbicas, bissexuais e transexuais no mundo. Foram 420 mortes em um ano, uma a cada 20 horas, segundo dados do Grupo Gay da Bahia. Criolo tem divulgado no Instagram esse trabalho acompanhado de mensagens contra a homofobia.

 

Esta população, apesar de estar no topo de todos os rankings de violência e morte do planeta, continua a celebrar sua existência e cultura através de grupos de resistência e coletivos contra a opressão”, diz Criolo.

O material veio acompanhado de videoclipe dirigido por Gil Inoue e Gabriel Dietrich, protagonizado por modelos celebrando a diversidade.

Making of com depoimentos dos performers do clipe

Criolo disponibilizou também um making of com depoimentos dos performers do clipe, no qual contam suas experiências, a relação com a família, seu coletivo e a busca pelo direto de existirem e serem quem são.

O curta finaliza com uma mensagem do cantor sobre o respeito à diversidade. “É possível construir uma sociedade mais justa, é possível construir um ambiente onde as pessoas possam se respeitar. O medo não pode vencer a liberdade”.

Performers do videoclipe Etérea

  • ÁKIRA AVALANX (Coletivo House of Avalanx)
  • D’AVILLA (Popporn/Festa Dando)
  • FEFA (Animalia)
  • FLIP (Coletivo Amem)
  • JUJU ZL (Batekoo)
  • KIARA (Batekoo)
  • TRANSÄLIEN (Marsha Trans e Coletividade Namíbia)
  • ZAILA (House of Zion)

 

Deixe uma resposta