Conheça os podcasts da 1ª edição do Sound Up no Brasil que serão lançados com o selo Original Spotify


A Spotify anunciou o lançamento de quatro podcasts selecionados da primeira edição do programa Som para cima no brasil. Liderados por jovens criadores negros e indígenas, os projetos apresentam contos infantis, histórias reais da comunidade negra com HIV/aids do país, folclore amazônico e ficção afrofuturista. Duas estreias já estão marcadas: a primeira é nesta sexta-feira, dia 20, com Calunguinha – O Cantor de Histórias; e o segundo é Preto Positivono dia 9 de junho. Conheça os podcasts:

Calunguinha – O Cantor de Histórias

Criado por Lucas Moura, este Spotify Original traz 12 histórias cantadas para crianças inspiradas em importantes figuras negras do Brasil e do mundo, como Rei Malunguinho, João Cândido, Ganga Zumba, Xica Manicongo, Zeferina e muito mais. Os episódios são narrados por artistas da música e dramaturgia brasileira, como Lázaro Ramos, zudizilla, Naruna Costa, Yuri Marcal, Aretha Sadick, Luedji Luna, Ícaro Silva, entre outros. Estreia nesta sexta-feira, 20. Ouça o trailer abaixo:

Preto Positivo

Primeiro podcast brasileiro focado em discutir o universo da AIDS/HIV, este Spotify Original é um espaço aberto para falar sobre viver com o vírus sem tabus. Com 10 episódios, o podcast traz depoimentos de pessoas da comunidade negra que estão inseridas nesse contexto, incluindo os apresentadores Emer Conatus e Raul Nunnes, além de especialistas e convidados historicamente importantes para a causa. Estreia dia 9 de junho.

Pavimentação – Contos da Floresta

Criado pelo jornalista indígena Maickson Serrão, este é um podcast de não ficção sobre histórias do folclore amazônico. Em cada um dos 12 episódios, a bordo de canoas e bajaras, este Spotify Original explora esse lado assustador, maravilhoso e desconhecido da floresta, que só fica registrado nas memórias de alguns ex-moradores. Contadores do Norte do Brasil guiam ouvintes entre rios e florestas: Chegou a hora de conhecer Taú, Patauí, Macaca Guariba e tantos outros seres encantados e misteriosos da maior floresta do mundo.

zumbir
Neste Spotify Original, a criadora Samara Costa destaca os contos ficcionais afrofuturistas. Em formato híbrido, o podcast é dividido entre audiodramas originais e entrevistas com convidados sobre os temas abordados nos episódios narrativos. As histórias ficcionais são ambientadas tanto em espaços sonoros fantásticos, mas também em realidades muito parecidas com a nossa.

O Brasil recebeu a primeira edição do Som para cima na América Latina em 2020. Desde sua criação em 2018, o programa Som para cimade Spotify, ajudou criadores de comunidades sub-representadas a colocar o pé – e o microfone – na porta da podosfera. O objetivo do programa é diversificar as vozes no espaço de áudio, fornecendo aos participantes oportunidades educacionais, recursos e acesso a especialistas do setor para construir e estabelecer carreiras em podcasting e para que suas ideias de conteúdo se tornem programas de sucesso no mundo do áudio. Quatro anos após a sua criação, o Som para cima está presente em 12 mercados (Japão, Itália, Estados Unidos, LatinX, Índia, México, Austrália, Suécia, Reino Unido, Alemanha, Brasil e Argentina) e tem ajudado centenas de graduados a encontrar oportunidades em podcasting.

Comentários Facebook